(Edson Luiz Doncatto – Presidente do Ibrascoop – Instituto Brasileiro de Cooperativismo)
Alterações climáticas derrubaram a ponte que permitia ligação entre os municípios de Nova Roma do Sul e Farroupilha. A reconstrução era vital, principalmente para Nova Roma do Sul.
Dentre todos os que contribuíram com recursos para esta obra, a participação da Cooperativa de Crédito Sicredi Serrana foi uma decisão memorável, pois os sócios da Cooperativa abriram mão dos rendimentos (juros sobre o capital, distribuição de sobras) em troca do benefício para a comunidade.
A comunidade pensou e decidiu pelo caminho mais autêntico do Cooperativismo.
Principal responsável pelo sucesso e rápida solução foi a Associação dos Amigos de Nova Roma do Sul, das pessoas, empresários e o papel fundamental da Sicredi Serrana através de sua diretoria, que orientou os seus sócios qual o caminho a tomar.
A obra vai garantir o escoamento dos produtos agrícolas e normalizou a vida de todos os habitantes de Nova Roma do Sul.
O Espírito Cooperativista, na sua essência e plenitude posta em prática, neste desastre em pleno século XXI, demonstra a força e poder de decidir baseado na autoajuda e ajuda mútua do modelo Cooperativista.
Exemplo a ser reconhecido e homenageado pela atitude grandiosa feita por pessoas humildes que com seu exemplo deixam a burocracia estatal atenta a ter participação ativa na vida real.

