
O modelo cooperativo se adapta aos vários tipos de empresas, sejam pequenas ou grandes. As cooperativas podem ser pequenas, com apenas alguns membros, ou grandes, com milhares de membros e funcionários. As cooperativas Unimed são exemplo, de pequenas e de grandes singulares.
Na área da saúde tivemos um crescimento de destaque nos últimos anos, agregando oportunidades de trabalho e movimentação elevada de faturamento.
A medicina cooperativa demonstrou ser eficaz ainda que alguns valores filosóficos perderam parcialmente o interesse dos cooperados, mais recentemente.
Vale lembrar que evitar intermediação no trabalho médico permite melhor qualidade de atendimento e melhor resultado aos médicos.
O crescimento das cooperativas, como qualquer outra empresa, tende a esquecer os seus princípios, levando à excessiva mercantilização.
Em resumo, o modelo cooperativo pode ser adaptado a diferentes tamanhos e tipos de empresas, desde que haja um grupo de pessoas que compartilhem objetivos e valores comuns e estejam dispostas a trabalhar juntas para alcançá-los.
(P. I. Mezzomo)