Ricos x Cooperativas… Hoje!

(Texto de Pedro Inacio Mezzomo)

 

Os pequenos suportando os grandes!

A concentração da riqueza em poucos multimilionários, é a maior já conhecida na história.  Com pequena parcela dessa riqueza poderia ser eliminada a pobreza extrema do mundo:  Mais de 80% da riqueza mundial concentrou em 1% dos mais ricos.

A diminuição das desigualdades exige que sejam disseminadas amplamente as oportunidades, os produtos e os serviços.

Outrossim, alguns empresários entendem que modelos de participação dos empregados resultam em comércio justo, obtendo melhores resultados com essa atitude.

Empresas de propriedade dos empregados geram maior crescimento e melhores salários. Muitos textos lembram o exemplo de Mondragon, uma cooperativa multinacional espanhola, onde atuam mais de 74.000 pessoas.

As decisões que se tomam de forma democrática facilitam a garantia de trabalho e pessoas melhor pagas, com equidade.

Na possibilidade de os políticos darem prioridade para financiar e fomentar modelos cooperativos, poderíamos ter melhores soluções para o setor, o que hoje não acontece. De modo contrário a fome fiscal não respeita nem a Constituição e nem as Leis que premiariam as cooperativas com alguns benefícios.

2 comentários

  1. Bom dia Mezzomo, muito lúcida sua colocação. Como sempre os pequenos suportando a todo tipo de injustiça da parte dos governantes. Mas não estamos derrotados temos que nos organizarmos cada dia mais.

    Curtir

    1. Estamos fazendo o possível para manter o espírito cooperativista entre nossos parceiros. Mas, sem apoio dos governos não vejo facilidades pela frente.
      Grato por ter retornado sua opinião. Mande artigos e opiniões para divulgarmos no site ibrascoop.com Pode enviar para o meu e-mail.

      Curtir

Deixe um comentário